fbpx

Memórias e ex-alunos

/Memórias e ex-alunos
Memórias e ex-alunos 2017-07-12T10:36:42+00:00

Nossa identidade

Desde a fundação, o nome da instituição de ensino revela o dinamismo do trabalho intelectual e o valor do conhecimento para alicerçar e mover a vida. O significado de cada uma das palavras que compõem a marca Escola Educação Criativa é repleto de sentidos. O termo Escola significa um conjunto de pessoas comprometidas com o saber. A palavra Educação nos remete à ideia de despertar potencial, e a expressão Criativa está relacionada às pessoas ligadas ao Criador ou pessoas que buscam a inovação para promoverem o bem comum.

Revista Percurso

Publicação Especial – 15 Anos
Edição nº 1 – 1994

Publicação Especial – 25 Anos
Edição nº 2 – 2009

Publicação Especial – 30 anos
Edição nº 3 – 2014

Depoimentos de Ex-Alunos

“Tive o prazer de ser aluno da Escola Educação Criativa em 2008 e 2009, retornando como monitor em 2011. Quando cheguei, no 2º ano do Ensino Médio, deparei-me com muitos desafios… apesar disso, vocês me acolheram e me mostraram que não há barreiras intransponíveis quando se deseja algo com muita vontade.
Sinto uma saudade imensa do tempo que desfrutei da companhia de vocês. Nessa escola, recebi o incentivo para sonhar com grandes conquistas e o suporte necessário para alcança-los, aprendi o valor da cultura, das boas amizades e do bom relacionamento interpessoal.
Meus professores, fonte de inspiração ainda hoje, foram pedra angular para construção do conhecimento adquirido até aqui. Serei sempre grato pelas lições e por terem estendido a mão sempre que precisei. Zilma, Sérgio e demais funcionários, muito obrigado pelo carinho cotidianamente presente e por terem acreditado em mim.
Os valores acadêmicos e humanos que obtive nesses anos são incalculáveis e foram essenciais para que eu chegasse até aqui, formando-me médico pela UFMG. Minha vida é como o curso de um rio, e se hoje continuo vivo e caudaloso, é porque tive essa escola como meu principal afluente. Por isso, essa vitória alcançada também é de vocês!
Um forte abraço a todos,

André L. Pimenta.

“Em julho de 2000, minha vida sofreu uma mudança que impactou todo meu ‘percurso’. Saí de uma escola pública e fui estudar como bolsista na Escola Educação Criativa, até o ano de 2002, quando completei o Ensino Médio. Em uma conversa com o professor Sérgio, descobri vocação para o curso de Ciências Atuariais.

Hoje, formada e mestranda em Estatística pela UFMG, sei o quanto a Escola apostou e investiu no meu potencial. Atualmente, faço parte da equipe de funcionários da instituição, e nesses 25 anos, só peço a Deus que continue a abençoar cada educador que faz parte dessa maravilhosa equipe.”

Elaine Souza

“Passei 12 anos da minha vida na Educação Criativa, desde o terceiro período até me formar no ensino médio. Lá fiz amigos que vou levar para a vida toda, tive professores que, além de excelentes docentes, eram pessoas maravilhosas que estavam sempre dispostos a ajudar em diversos aspectos e também a escola foi grande responsável pela formação dos meus valores pessoais. O conjunto desses fatores fez com que eu conseguisse estar hoje na melhor universidade da América Latina, a USP, e percebo que minha excelente formação acadêmica faz diferença ainda na graduação, me ajudando nas matérias e na participação de projetos dentro da faculdade, o inglês da escola também foi um diferencial, pois constantemente tenho que lidar com artigos em inglês. Enfim, sinto imensa saudade dos tempos de criativa, dos amigos, professores e funcionários e hoje só agradeço por ter me dado toda a base necessária para realizar meu sonho de estudar engenharia elétrica na USP.”

Emily Leite de Souza

ESCOLA É REPRESENTADA NA 17ª UFMG JOVEM

“Estar na UFMG Jovem foi uma experiência incrível. A feira é composta por 50 projetos dividindo 15 para o Ensino Fundamental e 35 para o Ensino Médio. Ela ocorreu na Praça de Serviços no campus da Pampulha e reuniu diversas escolas de BH e interior de Minas Gerais. O nosso projeto tem como tema Adulteração da Gasolina: impactos na sociedade e no meio ambiente. Nosso grupo é formado por nove alunos dentre os quais três foram à feira juntamente com a Erica Martins, monitora do laboratório de ciências da Escola. Representar esse projeto foi fruto de muito esforço de todo o grupo e certas frustrações, mas nada se compara com a emoção de apresentar pra pessoas que interagiam conosco e inclusive contavam experiências sobre o assunto do projeto, já que ele engloba a sociedade. Somos muito gratas a todos os colaboradores por termos tido essa oportunidade de estar em um âmbito acadêmico totalmente diferente do que estamos acostumadas; isso ampliou ideias, abriu diversos horizontes e com certeza nos deu um impulso na vida escolar. Conhecemos pessoas diferentes, encontramos ex-alunos da escola que estão estudando na UFMG, e foi um orgulho dizer às pessoas que somos da Escola Educação Criativa e que estávamos representando a região do Vale do Aço, onde o projeto foi desenvolvido com êxito.”

Relato das alunas do 2º ano do Ensino Médio:

Ana Luiza Ferreira de Castro
Ana Clara Lopes Palhares Silva
Ana Flávia Ramos Pires Anacleto.

“Deixo aqui meu eterno agradecimento a Escola Educação Criativa, por tudo que fizeram por mim, por cada passo para frente que me mostraram o caminho da conquista e do sucesso. Aos professores, e todos os profissionais, meu muito e eterno obrigado!!!

Posso dizer que sinto saudade da “minha casa”, com todas as letras e certezas. Foram mais de 15 anos e me sinto feliz por ter feito parte dessa escola maravilhosa, e por ter meu nome na historia da Escola Educação Criativa. Sinto falta das amizades, dos momentos em que passamos juntos, das brincadeiras, dos momentos serios e principalmente dos professores. Me sinto bem estando dentro desse espaço e podendo dividir com todos os profissionais que ali se encontram, e mais feliz ainda por ser sempre muito bem recebido. Fica aqui meu eterno agradecimento a Escola Educação Criativa, por me colocar onde estou hoje, por me mostrar sempre o caminho do sucesso, das escolhas certas, e a cima de tudo, por tudo que fez por mim e pelo meu futuro. Por onde eu for, sempre levarei comigo tudo que passei em todos esses anos. Muito obrigado.”

Matheus Esquirio

“Vai ficar marcado na minha vida o tempo (ainda que pouco) que estive nessa escola. Se eu soubesse o quanto era bom, teria entrado mais cedo (minha mãe já diz que, se pudesse, teria me colocado lá desde pequeno). É indizível a satisfação que se tem ao passar por um três anos memoráveis.

Foram excelentes os momentos que passei na Criativa. Fui respeitosamente recebido por alunos do mais alto calão e de professores de ponta que fizeram a mim algo que parecia impossível: Gostar de estudar. Este é um “mal” necessário, pois o próprio sistema nos exige isso para que estejamos mais do que preparados para o que vem pela frente. Desde quando eu comecei a me enturmar com os alunos e os professores, senti que aquele era o meu lugar. Lembro-me de quando recorria aos professores, em especial meu caro Sérgio Costa, por me apresentar preocupado com alguma coisa e eles sempre sabiam o que dizer. Lembro-me também de várias confusões que eu me metia por não ter entendido parte do sistema ou por causa das provas com letra maior, mas que eles nunca me “deixaram na mão”. Fato mais recente que me chama a atenção foi o ocorrido em dois eventos: No churrasco, quando eu, gostando do diálogo com professores, me sentei ao lado dos diretores (Sérgio, Simone e a coordenadora Zilma) e me coloquei a conversar com eles sobre como era antes de entrar para essa escola, o quão satisfeito estava e outros variados assuntos. Na formatura, sou surpreendido com o fato que não foi simplesmente uma conversa, esta havia sensibilizado Simone e a levado à reflexão feita no evento. De fato, essa foi uma das unicas escolas que me acolheram independentemente do meu problema de vista ou de qualquer outra coisa que parecesse desagradável. Passei por maua bocados em outras escolas, mas nunca arrepender-me-ei da minha estadia na Educação Criativa.”

Kleverson Royther

“É parafraseando o nome de um grande filme de Hollywood que descrevo minha pequena passagem de 4 anos pela E.E Criativa.

Além da construção do Conhecimento e uma preparação sob alto nível para a Faculdade, pude fazer parte de uma formação muito mais abrangente do que a do conhecimento, que é a construção do Caráter e das Relações Humanas. O contato e a amizade com o corpo docente e o discente da escola só facilitou mais a construção de grandes amizades, algumas dessas que com certeza ficarão para o resto da vida. O companheirismo e atenção dispensada desde de o Serviço de Limpeza até a Coordenadoria me cativou durante todo esse período, e qualquer momento ruim ou alguma indisposição foi ofuscada por toda uma trajetória de muito aprendizado. A experiência desse contato direto com o professor sob uma relação mais próxima com certeza contribuiu para uma exposição totalmente diferente do comum e como dito anteriormente a formação do “bom aluno” ficou diretamente associada ao “aluno bom”. Agradeço a todos os profissionais envolvidos, a todos meus amigos, a todos os professores e amigos que ganhei e ao grande homem que esteve por detrás disso tudo meu amigo professor Sérgio Luiz. E com certeza a Jesus Cristo, porque senão fosse pela vontade dele, nada disso dito anteriormente faria sentido ou sequer existiria. Um Grande Abraço, e Adeus não, melhor dizendo, Um Até Logo! Da Engenharia Mecânica UFMG à E.E Criativa .”

Túlio Borel

7 anos inesquecíveis!

“Entrei na Criativa em 2006 e estudei 7 anos na escola até me formar em 2012. Durante todo esse período tive experiências incríveis das quais sempre me lembrarei, conheci pessoas que se tornaram grandes amigas e aprendi a gostar de aprender e estudar com os professores fantásticos que tive. Sempre tive oportunidades proporcionadas pela escola que foram muito valiosas para meu ensino, participei de olimpíadas e aprendi as bases da iniciação científica, o que com certeza enriqueceu meu currículo para a faculdade. Além disso, a escola propiciou momentos de reflexão e transmissão de valores que foram valiosos na formação do meu pensamento crítico e do meu caráter. Sou muito grata a todos os funcionários e professores, pelo carinho dedicados a mim e a minha turma e pelas oportunidades a nos concedidas. Hoje, como aluna de Medicina na Federal de Rondônia percebo que minha formação foi fundamental não apenas para o vestibular, mas também para meu progresso dentro da universidade. Certamente levarei por minha vida todos os momentos bons que tive na escola!”

Leticia Paiva

“Palavra é mesmo de gratidão. Foram 3 anos muito bem vividos durante o período em que estudei o Ensino Médio na Educação Criativa. Posso afirmar com muita certeza que os valores ensinados pela escola transformaram a minha vida e a minha cosmovisão. Ajudou-me a enxergar o outro de maneira diferente. Além de encorajar a desafiar os meus limites e habilidades, o ambiente, a filosofia e os professores ajudaram a tornar-me o homem que sou hoje. Concluí o ensino médio na turma de 2003. Quanta saudade dessa turma! Hoje sou bacharel em Teologia pela Faculdade Unida do Espirito Santo/ES e desde 2007 sou Diretor Executivo da Juventude Batista Mineira. A escola meus sinceros agradecimentos. DEUS abençoe a todos.”

 Vinícius Almeida

ENVIE O SEU DEPOIMENTO