fbpx

Pesquisa

//Pesquisa
Pesquisa 2018-10-04T14:29:07+00:00

Espírito de investigação

  • A prática do estudo e da pesquisa no espaço escolar é o elemento catalisador para as ações educativas em todas as salas de aula. Os estudantes, em contato com as metodologias científicas e com os elementos comportamentais da pesquisa, tais como curiosidade, descoberta, persistência e capacidade de perceber mudanças, são orientados ao gosto pelas ciências.

Iniciação científica

  • Os projetos interdisciplinares desenvolvidos com os alunos procuram despertar o interesse e a habilidade para a pesquisa. Diversos trabalhos da Educação Criativa foram finalistas e alguns premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, como, por exemplo, um estudo de combate à dengue ou o projeto que chegou a produzir e testar um tipo de biodiesel. Conheça nossos projetos

A Escola e a comunidade científica

  • A função de pesquisar compreende os contatos com outros estudiosos do meio acadêmico assim como os vínculos com centros de pesquisa, organizadores de feiras científicas, olimpíadas e concursos que valorizam a produção escrita do educador e dos estudantes.

Pesquisa e ação

  • O saber reflexivo é resultado da participação ativa do aluno em trabalhos que envolvem o ritual da investigação, da problematização, da experimentação, da construção e da reconstrução do saber. Adquirir conhecimentos mais amplos propicia ao aprendiz o entendimento sobre a importância da ação correta para benefício da coletividade. Consequentemente, é preciso se comprometer a aprender, valorizando a promoção do conhecimento científico, operacional e criativo. O aprendiz deverá atuar para prevenir e solucionar problemas com autonomia, inventividade e sustentabilidade.

Educadores e pesquisadores

  • Há também, como formação continuada dos educadores, uma busca sistemática para prever as situações complexas, diagnosticar e solucionar os problemas do ensino e da aprendizagem. Com a prática da pesquisa, os profissionais aprimoram o desempenho geral de funções educativas e contribuem para melhor gestão dos serviços de apoio administrativo. Atualmente, os educadores estão vinculados a núcleos de estudo e a cursos on-line para promoção de conhecimentos.