fbpx

Extensão

//Extensão
Extensão 2017-01-11T10:46:09+00:00

Para além do público interno, a Educação Criativa procura expandir suas relações, promovendo a integração transformadora entre Escola-Família-Comunidade. Ao longo de mais de 30 anos, alunos e profissionais da Escola já estiveram envolvidos em cursos, eventos, campanhas educativas e outros tipos de trabalho que significaram uma extensão ao público externo de seu fazer diário de ensino e pesquisa.

Atualmente, desenvolve trabalhos de cunho social, solidário e na área de esportes.

  • Escola Ampliada

    Alguns espaços destinados à atividade física (quadra, sala de música, de dança e de judô) são alugados em dias e horários previamente estabelecidos, para que o projeto “Escola Ampliada”, que funciona desde 1999, ofereça atividades de balé, futsal, ginástica olímpica e judô no período extraescolar. Contato: Rônio 31 98744-3074

  • Projeto Geração Criativa

    Partindo dos princípios da responsabilidade social e com base em diagnósticos que identificavam necessidades locais, a Educação Criativa procurou ampliar sua atuação junto aos moradores da Vila da Paz, que também pertence ao bairro Cidade Nobre. No gesto solidário do professor Rildo Silvestre, dos pais, alunos e demais profissionais da Escola, nasceu em 1998 o Projeto Geração Criativa. Inicialmente oferecido a 20 crianças e adolescentes da comunidade vizinha, hoje atende a mais de 140 alunos, que participam de aulas de informática, esporte, arte, filosofia e ciências. Além disso, seus pais e familiares têm acesso a palestras que contemplam questões sobre saúde, convivência, afetividade e educação. Trabalhos efetuados na Escola permitem a integração entre escola-família-comunidade, ampliando a responsabilidade e o compromisso com a convivência, além do resgate da identidade dos moradores. Dentro da proposta, a Educação Criativa tem trabalhado com a compreensão de que, para que justiça e fraternidade imperem, é fundamental que o Projeto estimule reflexão crítica, partilha e busca permanente pelo bem comum.

  • Escola solidária

    A Escola Educação Criativa disponibiliza à comunidade alguns espaços físicos para realização de atividades sem fins lucrativos ou políticos. Em algumas noites, sábados ou domingos, nossas salas abrigam reuniões de Conselhos de Bairro, Encontro de Pastorais, Encontros Religiosos, Esportivos ou Culturais. Ao promover e ampliar a integração da escola com a comunidade, dando o acesso a espaços bem estruturados, a Educação Criativa fortalece vínculos de solidariedade.